Pular a navegação e ir direto para o conteúdo





vulcanização

O descobrimento da forma de manipular o látex sem que se rompa, se realizou em 1840 pelo engenheiro norte-americano Charles Goodyear, quando estava trabalhando em seu laboratório, caiu em cima de uma estufa uma amostra de látex e enxofre e ao limpar o que havia caído, descobriu que as propriedades do látex tinham sido melhoradas e o produto formado era mais resistente e mais elástico que o látex original.

Goodyear se dá conta da mudança e começa a estudar o que havia acontecido, descobrindo que o enxofre, se colocado nas correntes polímeros do látex e por ação do calor, estas correntes de látex se tornam mais resistentes e elásticas.

Esta reação química é conhecida como Reação de Vulcanização. E foi o que permitiu o desenvolvimento das indústrias de pneus para carros e as industrias de preservativos.

Porém a coleta do látex por ser na selva amazônica, era muito difícil e perigosa até que o inglês Henry Wickhan (1846-1928), arriscando sua vida (O governo do Brasil decretou pena de morte para as pessoas que roubassem sementes de látex do país), removeu sementes da árvore do látex contrabandeada, germinando com êxito nos Jardins Botânicos Reais de Londres, transplantando estas árvores s plantações controladas em Ceilão (Sri Lanka no tempo atual), e mais tarde em outras regiões tropicais da Ásia.

Newsletter
  1. cadastre seu e-mail e receba nossas novidades